QRD Spark N5: um controle que junta o melhor do Xbox e do PS4

qrd spark n5, spark n5 review, wireless controller for ps4, ps4 controller with hall effect joystick

Reviewed by @tekimobile


O Spark N5 possui a tecnologia Hall Effect no joystiq e gatilhos para evitar o efeito Drift, além de duas aletas programáveis na parte de trás.

Controles universais são bem comuns na internet. Mas o QRD Spark N5 sai um pouco da curva, o primeiro motivo é sua compatibilidade tanto com o Playstation 4 como com o Xbox, além de celulares. Mas sua principal característica é a tecnologia Hall Effect nos joysticks e gatilhos. Os joysticks do Efeito Hall usam ímãs ao invés de conectores físicos, sendo assim, os contatos são feitos por eletromagnetismo, sem contato fisico entre os componentes.

Spark N5 é o único com tecnologia Hall Effect

Spark N5 é o único controle para PS4 com essa tecnologia para medir sua posição, nem os originais da Sony possuem isso. Por causa disso, os componentes não precisam tocar uns nos outros e não são propensos a se desgastar como os componentes em joysticks baseados em potenciômetro analógico padrão que estão sempre tocando e se desgastando com o tempo.

Devido ao desgaste dos componentes, os joysticks analógicos típicos também são propensos a stick drift, e se você não estiver familiarizado, é aqui que seu personagem no jogo se move ou olha ao redor quando você não está tocando no controle, o que é bem chato.

Outro benefício do Efeito Hall é que, devido ao fato de que eles são muito menos propensos a se desgastar, eles não precisam de quase nenhuma zona morta. Isso pode torná-los muito mais sensíveis e responsivos.   Como o Spark N5 tem os gatilhos também come essa tecnologia, isso o torna particularmente útil para jogos de tiro em primeira pessoa e jogos online competitivos.

O que bem na caixa

O GamePad é muito bem embalado, inclusive vem com um plástico moldado onde o controle vem acomodado, confesso que foi uma luta para tirá-lo.

Ele tem ainda um suporte para celular removível, o que achei bacana, cabo USB-C e o manual. Ao olhar pela primeira vez para este controle, minhas impressões iniciais são que se o controle do PS4 Dualshock 4 e o controle do Xbox Series tivessem um bebê, seria isso.

Em termos de design, ele se parece mais com o controle do PS4. Por outro lado, o D-pad é mais parecido com o do Xbox e é melhor, na minha opinião, que o do PlayStation, pois é mais fácil rolar como se fosse em um jogo de luta, por exemplo. Os joysticks estão ambos na mesma posição de tamanho do controle do PS4, ao contrário dos do Xbox que são deslocados. Então, se você está acostumado com o layout do joystick do PS4, ficará feliz. Os botões também são do PS.

O Spark N5 está sendo vendido por R$ 220 mais a taxa do Remessa Conforme, ficando em cerca de R$ 250. Mas com o nosso cupom IO1VD69JIXNW você terá 10% de desconto.

Design e construção

QRD Spark N5: um controle que junta o melhor do Xbox e do PS4 1

O PS4 e o Spark N5 possuem aproximadamente o mesmo peso. No resto do controle, você encontrará os outros botões e recursos equivalentes ao PS4 que você esperaria encontrar, como o botão Home (Q), botões de compartilhamento (Share) e opções (Options) além de um touchpad que, nos meus testes, só funcionou no PS4 e em celulares, mas em computadores não.

Possui ainda um conector de fone de ouvido de 5 milímetros, alto-falante e LEDs indicadores na parte superior e ao redor do touchpad.

Exclusivos para este controlador são os LEDs RGB extras em torno dos joysticks Hall Effect e botões frontais; um botão turbo, um par de painéis rotulados N1 e N2 na parte de trás em formato de aletas que são macro programáveis e um botão set, que serve parogramação dos botões N1 e N2 e outras funções.

Uma coisa realmente conveniente que eu gosto sobre este controlador é que você não precisa de nenhum software de PC ou app para celulares, você consegue fazer todas as configurações nele mesmo.

As cores dos LEDs ao redor dos joysticks e botões podem ser alteradas apenas clicando no botão set na parte de trás.

As cores disponíveis são vermelho, azul, verde, rosa, amarelo, ciano, azul, roxo e branco. Inicialmente, pensei que os LEDs eram um truque legal, mas depois pensei em um uso muito legal para eles em sessões cooperativas e multiplayer de sofá.  Se você tivesse quatro deles, você poderia definir cada um para uma cor específica para cada jogador, tornando ainda mais fácil encontrar qual é qual em um piscar de olhos.

Botões e funcionalidades

O botão turbo na frente tem alguns usos.  Em primeiro lugar, você pode ativar o turbo em qualquer um dos botões do controle. Basta segurar o botão para o qual você deseja ativar o turbo e pressionar o turbo várias vezes produz efeitos diferentes.

Apertar uma vez lhe dará um modo semiautomático;  duas vezes, um modo automático completo; Três vezes irá limpar a função turbo desse botão. Para limpar o botão turbo de todas as teclas, mantenha pressionados os botões turbo e de Share por três segundos até ver o piscar lento. É ainda possível ajustar a velocidade da função turbo entre três níveis diferentes.

QRD Spark N5: um controle que junta o melhor do Xbox e do PS4 2

Basta manter pressionado o botão turbo e mover o joystick direito para cima e para baixo para alternar entre eles. Enquanto que se você segurar o botão turbo para baixo e mover o manípulo esquerdo, você vai alternar entre os quatro níveis diferentes de vibração para o controle. Para conectar o Spark N5 a um PS4 ou PS5, é bem simples.

Aqui estou usando um PS5, mas lembre-se, assim como o Dualshock 4, ele só funcionará somente com jogos de PS4 e mais antigos. Basta conectá-lo com o cabo fornecido e pressionar o botão Q ou Home, e ele emparelhará exatamente como o controle do PS4. Em seguida, você pode desconectar o cabo e ele funcionará sem fio.

Você pode conectar até quatro deles e, dependendo de qual jogador você é, os LEDs de status serão azuis para o jogador um, vermelho para dois, verde para três e rosa para o jogador 4, assim como o controle original do PS4. Para se conectar a um PC ou PS3, basta conectá-lo com um cabo USB-C e ele funcionará sem nenhum driver ou software. As luzes de status acenderão em verde quando conectadas a um PC dessa maneira.

Você pode alternar facilmente entre a entrada X padrão para o modo de entrada D segurando os botões de Share e Options por três segundos, assim como o controle original do PS4.

Se o seu PC tiver Bluetooth, você poderá conectá-lo da mesma forma que faria com um dispositivo iOS ou Android. Para emparelhar com um dispositivo iOS ou Android, basta segurar os botões Home e Share até ver as luzes piscando na tela Bluetooth neste iPhone, ele apareceu como um controle sem fio Dualshock 4. Selecione-o e, quando estiver emparelhado

Um ponto negativo é que ele não tem um botão de desligar e isso atrapalha. Por exemplo, se você conectar ele via bluetooth, simplesmente não tem como desconectar. Para isso, você precisa desconectar o bluetooth no celular. A maneira mais pratica que achei é desligando o bluetooth e religando em seguida. Quando perde a conexão, o controle desliga.

QRD Spark N5: um controle que junta o melhor do Xbox e do PS4 3

O dois botões na parte de trás, em formato de remo, são bem legais. Eles são macro programáveis com um ou uma combinação de botões, até 24 entradas. A

Por exemplo, eu gravei a combinação de comandos para um Shoryuken no Street Fighter. Para isso, basta segurar o botão Set junto com o botão traseiro (N1 ou N2) que você deseja programar. Neste caso, programei o botão N1 para Shoryuken, agora quando aperto ele, já dá o golpe.

E dá para combinar com o botão turbo, ou seja, configurei para o N1 ficar repetidamente sendo acionado. Ai é só apelação.

E a duração da bateria?

Bem, a bateria é uma bateria de 1200 miliamperes, que a QRD diz aguentar oito horas de uso contínuo e um tempo de carregamento de três horas para a bateria completa. No meu uso, dá mais ou menos isso mesmo.

Acho a ergonomia instantaneamente familiar, já que tem o formato de um controle Xbox com todos os recursos do controle do PS4, com o layout típico do joystick do PlayStation.

Os gatilhos com Hall Effect parecem muito responsivos, e é bom saber que a deriva do bastão será a menor das suas preocupações. Não que seja impossível obter stick drift com Hall Effect, mas é tão insignificante que haverá algo mais errado com o controle muito antes do stick drift se tornar um problema.

Eu gosto de controles com botões na parte de trás, e é ainda mais prático que eles são programáveis. Eu gosto de como tudo pode ser programado ou configurado diretamente no controle, então não se perde tempo conectando algum software no seu computador para fazer as alterações. É também um controle muito versátil que pode ser usado em dispositivos PS3, PS4, PC, iOS ou Android.

Se eu tivesse uma coisa ruim a dizer sobre o controle, seria que o plástico é muito liso, sem texturas. Mas isso poderia ser facilmente corrigido aplicando algumas alças ou skins que estão disponíveis para controles Xbox, já que eles têm exatamente o mesmo formato.

Considerando que este controlador é mais barato do que o Dualshock 4, acho que é uma ótimo custo x benefício em comparação.


Post a comment

Please note, comments must be approved before they are published

Liquid error (layout/theme line 241): Could not find asset snippets/cleanb-js.liquid

WhatsApp